terça-feira, 13 de abril de 2010

Já fez o seu pedido?

A mesa está montada. Na sala, colorida de preto e branco, pode-se ver raios de sol iluminando uma estranha nuvem de fumaça que paira baixo no local. Bexigas, línguas de sogra, beijinhos, cajuzinhos, salgadinhos, refrigerante e outras bebidas dão conta de decorar a paragem. Foguetes, apitos, hinos e músicas, vindos de não sei onde, completam o estranho cenário.
Uma mistura de medo e curiosidade não me deixam ir embora. A estranha paisagem, quase mística, me atrai. Pé por pé me aproximo da janela entreaberta. Por uma fresta mal consigo ver alguns vultos.
Surge um raio.
Pela porta, com os olhos já assentados, consigo identificar perfeitamente. É ele sim! Pelé! Vestindo a camisa dez do SANTOS, de chuteiras sujas, meiões abaixados, rosto respingado de suor e um contagiante sorriso no rosto. Ao vê-lo caminhar entre presentes, tenho a sensação de que o contraste entre as cores aumenta, o tempo rasteja e qualquer movimento fica leve. Para sua recepção, enfileirados, Gilmar, Lima, Mauro, Calvet, Zito, Dalmo, Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pépe. Assunto parece não faltar. Pra eles o tempo se rendeu. Todos tem cara de dezessete. É como ontem.
Mais uma vez um clarão.
Ouço um som estranho. Me escondo com medo de ser descoberto e viro para a esquerda. É Robinho encostando a sua bicicleta do lado de fora. Moleque, empoeirado, cabeça quase raspada, vestindo a camisa sete listrada em preto e branco, calção e meiões inteiro pretos. E a alegria contagiante. Com ousadia o rapazote entra dando seguidos socos no ar e corre na direção dos braços de Pelé. Sem acreditar vejo o salão ser invadido por Fábio Costa, Maurinho, Alex, André Luiz, Léo Paulo Almeida, Renato, Elano, Diego e Alberto. Todos com cara de dezessete.
Minha vista ofusca novamente.
Não acredito. Pisco os olhos, limpo a remela. Pisco novamente. É Neymar. Ostentando seu moicano, chegou pra completar a festa. Uniforme largo, inteiro branco, número dezessete nas costas. Na mão carrega uma caneta e um livro. Na cabeça, uma história. Ainda bufando devido ao tiro que deu para não atrasar-se corre para o meio da festa. O sorriso parece obrigatório entre os melhores! Logo vão ao seu encontro Felipe, Léo, Edu Dracena, Durval, George Lucas, Arouca, Wesley, Paulo Henrique, Marquinhos, Robinho e André. Páro por um momento. Vejo dois Robinhos e dois Léos. Ainda com cara de dezessete.
Todos em volta do grande bolo, com muitas velas. Conto noventa e oito.
Surge um raio, seco, forte, brilhante e ensurdecedor... perco o chão!
Aos poucos vou recobrando meus sentidos. Devagar, ainda tonto, ouço uma voz mansa sussurrar: "- Já fez o seu pedido?"
Com a cara amassada, olhos caídos, passando forte o punho entre os lábios para enxugar o esputo, respondo à atendente. "- Quero que a tempestade nunca acabe!"
----
Parabéns Santos Futebol Clube, berço da magia!

Manoel Camillo
Comentarista - Rádio Santista
www.twitter.com/manoelcamillo

9 comentários:

Silvio disse...

Parabéns Manoel!!! Visitem sempre o blog deste mito da crônica e dos comentários quando o assunto é SANTOS FUTEBOL CLUBE. Um abraço, parceiro!

anaket disse...

Parabéns pelo post Manuca, me fez relembrar do meu aniversário de 8 anos, onde o tema era Santos FC, lógico que no meu aniversário faltaram muitos desses personagens... rs...

Fica aqui meu Parabéns ao Santos Futebol Clube e meu obrigada por todas as glórias até aqui conquistadas!

Boa Sorte com o Blog Manuca!!

Manoel Camillo disse...

Silvio e anaket, obrigado pelos elogios!

Wagner disse...

Gostei do blog, serei assuíduo.

Franklin Correia disse...

Parabéns Manoel, excelente texto... Parabéns ao Santos Futebol Clube, o maior de todos o berço do futebol arte em sua essência!!!!
Eu, um mero santista ditante de casa que um dia espera poder ir ao encontro do Templo sagrado dos meninos da vila....
Você, um artista das palavras... parabéns para todos que fazem parte desse gigantesco clube chamado Santos!!! Pra cima deles peixe!!!!!

Manoel Camillo disse...

Wagnão, um abraço cara!
Bukira Boy, estamos todos unidos pela mesma paixão. Quando puder, corra pra lá. Tenho certeza que não vai se arrepender.

Guilherme Augusto disse...

Texto perfeito, tive que conter minhas lágrimas ao ler essas palavras tão bem colocadas, primeira vez que visito seu blog, mais já esta no meus favoritos. parabéns pelo texto e claro PARABÉNS AO NOSSO GLORIOSO PEIXE !

Nino e Iza disse...

O camarada aew disse que teve que conter as lagrimas.
Eu não tive a msm sorte.
Derramei litros dagua kk..
Texto mais que perfeito contou em algumas palavras toda nossa história dos moleuqes da vila brigadão por esse post manuca .
Aew desse jeito vc me vicia no blog kk
abraços.

Paulo Gabardo disse...

.. só me dá orgulho hein meu guri! abraxx meu véii!